Páginas

domingo, 4 de outubro de 2009

"A função define a forma"


Semana de Le Visage! Cabelo e Maquiagem / Figurino

Foi muito louco por que tivemos que transformar a semana do visagismo em dois dias, mas foram os dois dias mais divertidos e cheio de curiosidades, e novidades incrieveis.

No primeiro dia começamos com Identidade visual/conceito do visagismo por Philip Hallawell/fundamentos da linguagem visual.


O que é visagismo?


Visagismo



O visagismo é um termo que deriva do francês visage, que traduzido significa “para o rosto”. Essa técnica consiste em aplicar fundamentos da beleza para criar uma imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo, analisando os componentes do seu rosto.A técnica do visagismo oferece uma direção aos profissionais da área da beleza (cabeleireiros, maquiadores, esteticistas), indicando todas as possibilidades de correções adaptáveis ao cliente, ou seja, pela geometria é possível obter a melhor solução em cores, colorações e até mesmo na maquiagem.



Depois foram feitos alguns testes, e foi apresentado para nós cores e pigmentos e as quatro estações. Na minha opinião a melhor parte, foi muito magico, fizemos um teste para descobrir a nossa cor e estação, o meu deu cor fria e a estação foi verão.
Ultilizamos algumas mostras de tecidos muito bom!!


No segundo dia estudamos os simbolos e linhas geométricas, depois fizemos uma análise de cada um, cabelo,roupa e temperamento. ( \o/ )
Respondemos um questionário para saber qual é o nosso temperamento, muito divertido.
(as respostas variam de até tres temperamentos).

Os temperamentos são classificados em:


  • A beleza sangüínea é luminosa e vibrante. Dinâmica, festiva e motivadora, é também destemida e criativa. Ligada ao sol, sua cor é o amarelo. Irradia alegria e entusiasmo. É expressa através das linhas inclinadas, da irregularidade e de um estilo arrojado. A personalidade sangüínea é caracterizada pela extroversão e energia. Os sangüíneos ocupam espaço e gostam de estar no centro das atenções. Gesticulam muito, são inquietos, falam e riem alto. São curiosos e motivados por novidades. Não gostam de rotina, nem de ficar confinados, por isso preferem trabalhar fora de escritórios. Também gostam de pessoas e têm facilidade de entusiasmar os outros. Não têm medo de novas empreitadas, mas podem ser impulsivos e, até, imprudentes. No entanto, têm dificuldade em se estruturar, se concentrar e serem constantes, o que pode levá-los à superficialidade. Por isso, freqüentemente, não terminam o que começam e são dispersivos e desorganizados. Às vezes são inconvenientes, por causa do entusiasmo excessivo. São desligados e “esquecidos”, com tendência a sofrer acidentes.

  • coléricaA beleza colérica expressa muita atitude. Poderoso, passional e independente, o colérico é também um líder. Ligado ao coração, sua cor é o vermelho. Transmite força, coragem e determinação através de linhas verticais e horizontais fortes e de um estilo clássico. Os coléricos são pessoas fortes e decididas. Têm opiniões que expressam e defendem com força e paixão, o que faz com que pareçam intransigentes e autoritários. São emotivos e intensos. Podem ser explosivos, mas não guardam rancor. São fiéis, corajosos, generosos e prezam a lealdade. Atuam em linha reta, perseguindo objetivos, e são obstinados, com tendência à teimosia. Terminam o que começam. São motivados por desafios e podem ser insensíveis na busca de seus objetivos. São dominadores, impacientes e intolerantes e, às vezes, arrogantes e orgulhosos. São líderes que podem se transformar em tiranos.



  • melancólicaA beleza melancólica é elegante, sensível e artística. Profundo, charmoso e sofisticado, o melancólico é ligado à água. Sua cor é o azul. Transmite calma e organização por meio de linhas curvas amplas e de um estilo artístico. Os melancólicos são sensíveis, quietos e introvertidos. Prezam a eficiência, competência e o perfeccionismo. São profundos, reflexivos e pensadores, com inclinação artística ou científica. Têm bom gosto e são refinados, com aparência bem cuidada. Preservam seu espaço e não gostam que sua privacidade seja invadida. Muitos são meigos e prestativos. Por outro lado, relutam em se arriscar e tendem a ser ansiosos. São organizados e gostam de manter listas de tarefas, com tendência à inflexibilidade quanto a normas e regras. Essa característica pode fazer com que se tornem controladores e conservadores, tolhendo sua criatividade, embora idéias não lhes faltem.


  • fleumáticaA beleza fleumática é serena e espiritualizada. Meigo, acolhedor e abnegado, o fleumático é também diplomático e amigável. Ligado ao éter, sua cor é o roxo. Transmite segurança e paz pela regularidade e um estilo casual. Os fleumáticos são amigáveis, pacientes e abnegados. São pacificadores e conciliadores, pois não gostam de confrontos. Precisam de segurança, portanto não gostam de riscos. São constantes e fiéis. São amorosos e carinhosos e transmitem um senso de satisfação e bem-estar. São adaptáveis e flexíveis, contanto que a sua comodidade não seja afetada. Não são competitivos, nem ambiciosos. Satisfazem-se com pouco. Isso pode torná-los acomodados, desinteressados e indolentes. Tendem a fugir de responsabilidades. Não gostam de incomodar os outros, porque não querem ser incomodados. Freqüentemente, deixam as escolhas para os outros, pensando que estão sendo agradáveis, sem perceber que isso pode ser muito irritante e passar uma imagem de indeciso.Grande parte da arte do visagismo consiste em aprender como fazer a análise física do cliente, para identificar sua personalidade básica. Assim, abre-se um caminho para satisfazer seus desejos e necessidades e transformar suas qualidades interiores em beleza.